terça-feira, 27 de julho de 2010

Os jogadores de videogame também desenvolvem outras habilidades

Estou lendo um livro cujo autor me acompanhou no mestrado em Geração Digital e agora volto ao seu trabalho em uma nova pesquisa interessante, personificadora e mapeada sobre a Geração Internet. 

O autor é Don Tapscott e ele apresenta por meio do livro A Hora da Geração Digital alguns elementos que considero fundamentais para se pensar sobre o usos das TICs na escola, em casa e na sociedade em geral.

Recorto um trecho que acredito nos auxiliará no mapeamento dos jogos de estratégia e elaboração de novas habilidades para diversos públicos em idades e contextos variados.

Segundo TAPSCOTT as pesquisas atuais mostram maneiras  como o cérebro é afetado de forma a ampliar algumas competências no uso de videogames. "A prática de jogar videogames melhora a coordenação entre as mãos e os olhos, otimiza o tempo de reação e beneficia a visão periférica. Melhora as habilidades espaciais, a capacidade de manipular um objeto tridimensional - habilidade útil aos arquitetos, escultores e engenheiros - e pode estar associada a resultados melhores em alguns campos da matemática e da lógica. Pode até mesmo se mostrar útil ao treinamento de cirurgiões laparacopistas".( pag 127 - 2010)

Além do desenvolvimento da coordenação motora, controle e visão periférica alguns jogos propoem um trabalho em equipe e colaborativo.Há jogos competitivos e que buscam apenas um vencedor, mas atualmente podemos encontrar games que enfatizam a aventura e a exploração do ambiente, desenvolvendo assim a capacidade de ajuda mútuo e estimulam os jogadores a descobrir regras, utilizá-las, propor mudanças, com o uso de tentativa e erro, uso de hipóteses e possibilidade de missão cumprida quando todos alcançam os objetivos pré-determinados.

"Os videos games forçam você a decidir, escolher e priorizar" STEVEN JOHSON

Nenhum comentário: