terça-feira, 27 de julho de 2010

Analfabetos digitais terão vida difícil na sociedade

Que período vivemos hoje?

Tapscott - É importante entender que, mesmo com a virada na economia, estamos na iminência do que chamo da maior "guerra por talentos", na medida em que várias companhias ainda confiam no conhecimento que os trabalhadores têm. Mas o mundo mudou. Vinte anos trás, as empresas tinham o poder de escolher os melhores e mais brilhantes profissionais; eles eram gratos em conseguir um emprego e faziam o necessário para se manterem empregados. Assim, a última coisa que estes profissionais fariam seria sugerir mudanças radicais na maneira de se trabalhar e de gerir a companhia. No entanto, nos próximos dez anos, os funcionários mais velhos devem se aposentar e ainda haverá membros suficiente da geração Y para os substituírem nas funções gerenciais.
Para vencer esta "guerra por talentos", as corporações terão de repensar a maneira como lidam com seus funcionários, desde o primeiro contato até depois de eles deixarem a empresa. Eu acho que o velho modelo de recrutar, treinar, supervisionar e reter deve ser arquivado. No lugar disto, as companhias deverão adotar novos modelos, firmados em mais iniciativas, engajamento, colaboração e envolvimento. As empresas têm diversas maneiras de se mostrarem, de serem mais atraentes para a geração Y. elas podem personalizar descrições de funções (job descriptions), assim como a Deloitte faz; realizar treinamentos baseados em jogos para projetos de curto tempo etc.O velho modelo de entrevistas de emprego está ultrapassado. Agora, são diálogos, conversas entre empregador e candidato para contratar. E os primeiros três meses são para o candidato avaliar a empresa e não o contrário. Isto é chamado de Talento 2.0.

Muitos jovens usam a internet sem se preocupar com a privacidade. Como isso afetará as suas vidas no futuro?
TAPSCOTT: Tenho medo da quantidade e do tipo de informação que são casualmente colocadas online. As lições de sites como o Facebook ou MySpace são claras. Os jovens devem utilizar as redes sociais com o senso comum e cuidado e, acima de tudo, ser vigilantes. Depois que uma pequena informação está na Internet, ela não pode ser removido, não importa o quanto se tente.

Nenhum comentário: